Tags

, , , , , ,

A primeira coisa a fazer para inscrever uma criança na escola é escolher a escola. Para quem chega de novo esta pode ser uma tarefa confusa e angustiante.

Esperamos que este post seja uma ajuda nessa tarefa uma vez que sintetiza a informação necessária para uma escolha mais informada.

As escolas são classificadas de acordo com o modelo de gestão. Assim, os modelos mais comuns são os seguintes:

  • Community schools – geridas exclusivamente pela a autoridade local.
  • Foundation Schools – são geridas por um corpo directivo sobre o qual recai a responsabilidade de todas as decisões. São, à partida, escolas mais independentes.
  • Academies – são geridas por corpo directivo indenpendente da autoridade local e podem ter um curriculum diferente do Curriculum nacional.
  • Voluntary-aided schools – são escolas normalmente ligadas a uma Igreja. Tem um corpo directivo e o edificio e terreno da escola são propriedade da Igreja ou associação de caridade. Há muitas vezes um critério de entrada como ser crente/praticante de determinada igreja.
  • Grammar schools – podem ser geridas pela autoridade local, por uma fundação ou um Fundo. O acesso a estas escolas é selectivo ou seja, o acesso é feito de acordo com a capacidade académica dos alunos ou resultados nos seus exames de entrada.

A escolha da escola é uma questão importante aqui em Londres. Os pais dedicam bastante tempo e energia nesta escolha. Fazem visitas, têm entrevistas com os directores da escola, consultam as avaliaçṍes e partilham as opiniões entre eles.

A escolha da escola é de tal forma importante que muitas familias mudam de casa por forma a estarem na área de influência da escola. Um dos grandes critérios de admissão utilizado pelas escola é precisamente a proximidade entre casa e escola.

Como escolher então a escola? Aconselho a seguirem dois critérios, o primeiro a proximidade e o segundo o resultado na avaliação da Ofsted (Office for Standards in Education).

A Ofsted é o organismo responsável pela qualidade dos serviços prestados ao nível da educação. Avalia não só as escolas, como também as creches, amas e os serviços de educação para adultos.

As escolas são avaliadas de através de uma inspecção realizada pelo Ofsted da qual resulta a atribuição de uma classificação. Neste momento existem quatro classificações: Excelente (Oustanding), Bom (Good), Requer Melhoria (Requires Improvement) e Inadequado (Inadequate). As escolas que fiquem nas duas últimas classificações serão objecto de uma avaliação continua. Os resultados desta avaliação estão disponíveis para consulta, quer na página das próprias escolas quer no site da ofsted.

Podemos também avaliar a escola através dos resultados obtidos nos exames. Isto é importante pois há escolas cujo o último relatório ofsted pode não ter sido bom ou excelente, mas que apresenta melhorias que se reflectem nos resultados dos exames.

Apesar da quantidade de informação disponível, para quem reside há pouco tempo em Londres não é fácil a escolha. Mas fiquem tranquilos pois consideramos que a qualidade das escolas é elevada assim como é são os critérios de avaliação. As escolas trabalham sempre para se classificarem como excelentes.

Assim, para escolher a escola há que:

  • Pesquisar quais as escolas mais perto quer a pé ou por transporte. A pesquisa das escola pode ser feita aqui
  • Consultar os sites de cada escola.
  • Ler o relatório da ofsted
  • Visitar a escola. Durante o periodo de inscrição as escolas promovem open-days nos quais as familias podem visitar a escola e conhcer os directores. Fora deste prazo, as escola costumam facilitar visitas, o melhor é contactar a escola.
  • Se conhecerem alguém na área perguntar e pedir opinião sobre as escolas.